domingo, 7 de março de 2010

Modere na bagagem.


Você tem noção o quanto bagagens pesadas, como mochilas e bolsas, afetam o seu corpo? É incrível notar o peso de muitos materiais escolares das crianças e das malas dos viajantes. As pessoas não foram feitas para carregar grandes quantidades de bagagem, especialmente quando são penduradas nos ombros. Os prejuízos podem ser grandes!


“Os ombros são obrigados a suportar uma carga muito maior hoje do que em qualquer outra época. Bolsa de viagem, pastas de trabalho abarrotadas de documentos, laptops, mochilas, equipamento esportivo e instrumentos musicais acumulam tensão nos ombros, o que pode provocar problemas musculares e dores na base da coluna”, explica o Dr. Vernon Taylor, presidente da Academia Americana de Ortopedia.


Segundo o fisioterapeuta Flávio Diniz cada situação solicita uma posição física: “Existe uma postura correta para andar, para se sentar, para escrever, para trabalhar em frente ao computador, para dormir, e principalmente para se carregar pesos”. Assim ao carregar qualquer peso, é preciso procurar manter o corpo equilibrado.

“Se for inevitável que você carregue aquela carga, que pelo menos ande numa posição ereta, com braços caídos, os pés bem plantados no chão, e não deixe que a bagagem fique puxando você para um dos lados”, ainda explica o Dr. Taylor. Além disso, a Dra. Chansirinukor e sua equipe de fisioterapeutas recomendam usar mochilas com transporte nos dois ombros, do que apoio em apenas um.

Outra dica também é que na escolha da mala as pessoas dêem preferência às com rodinha, aliviando assim o corpo do esforço. Pensando nisso, a empresa suíça Micro Mobility Sistems foi além e criou o “mochinete”.Trata-se de um patinete associado com mochila, diminuindo ainda mais o esforço nas horas das viagens.



“O melhor tratamento para tensão e dores no ombro é a prevenção”, diz o Dr Taylor. “Aumentar a força muscular do ombro e fazer alongamentos diariamente são providências fundamentais”

Assim na próxima vez que for para ou trabalho, ou para uma viagem, fique esperto! Escolha uma mala adequada, veja a melhor maneira de usá-la e acerte na postura. E como disse o autor americano David Niven: “Não banque o animal de carga”


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Vinnie!
    Temos que ficar de olho nisso, mas muita gente nem liga mesmo... Bacana a idéia do mochinete, ainda não conhecia essa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Até eu fico sempre de olho, nisso. É muito fácil você exagerar na bagagem, e prejudicar sua coluna.

    E sim, a idéia da mochinete é fantástica.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Só lembro da epoca de escola que eu caregadva aquela mochila cheiaaaa de livros pesando uns 8kl treva !
    Hoje em dia me preocupo bastante, até porquê tenho 1,87cm e não posso brincar com a coluna, pois quem tem estatura alta está mais propenso a riscos.

    ResponderExcluir

E ae, o que você achou deste post?